27 de outubro de 2017

O Que Não Vestir Para o Trabalho | Ambiente Informal ou Em Casa

Esta foi a fotografia que coloquei noutro dia nas redes sociais, mostra como trabalho em casa (normalmente é assim mas na secretária), pelo feedback percebi que o tema interessava e é normal, cada vez mais o trabalhos a partir de casa e em ambientes descontraídos e sem dress code formal são uma realidade. O que faz com que a nossa maneira de vestir se altere para conjuntos mais descontraídos, às vezes descontraídos de mais...



É fácil deixarmos de nos preocuparmos com o que vestimos, normalmente quando damos por isso já não nos identificamos com a imagem que temos, mas não sabemos o que fazer para mudar. 

Muitos dos meus clientes nem chegam a fazer a desconexão da roupa que usavam na faculdade para a "roupa de crescidos", como nós evoluímos a nossa imagem também se altera e não se alterando o que acontece é que o que vêem já não reflete quem são (tão importante isto da roupa refletir quem somos, fica para outra conversa).

Para além disso, como se já não bastasse não gostarmos da imagem que vimos refletida no espelho, o descuido na nossa imagem afectar o nosso desempenho profissional e na nossa vida pessoal. Especialmente para quem trabalha a partir de casa.

Vamos por pontos, o que deve de evitar para ter uma boa imagem 


1. Trabalhar de pijama - está óptimo para num dia de ronha, seja fim-de-semana ou não, mas não é o mais indicado para trabalhar é um passo gigante a caminho da procrastinação. 

2. Trabalhar de "farda" / jeans e camisola / leggins e blusas - a "farda" afecta a nossa individualidade. Num primeiro momento pode ser simples, fácil e prático mas com o passar dos anos é monótono e não reflete quem somos.

3. Usar roupa velha ou estragada - ninguém merece andar com roupa velha ou estragada, isto afecta a sua imagem, e não há muito mais a dizer sobre isto. Roupa velha ou é comida ou são trapos!

4. Usar roupa infantil - ter uma imagem profissional, mesmo que num ambiente descontraído, é muito mais difícil quando usa a mesma roupa que usava com 16 anos.

Também não é necessário andarem super arranjada, mas cuidarem de vocês, da vossa imagem é importante para gostarem de de vocês, para que passar mensagem certa aos outros e para que não se descuide com trabalho. Especialmente quem trabalha a partir de casa, a rotina de se arranjar de manhã faz com que o chip mude e se foque no trabalho e não fique a pastelar (testado & comprovado).

Num próximo post conversamos sobre opções de roupa de trabalho práticas, descontraídas mas com pinta, para quem não esteja sempre de farda.

Sem comentários:

Enviar um comentário