23 de setembro de 2016

Declaração Slow Fashion

Setembro, o mês dos recomeços, o mês de voltar às rotinas, o mês da nova coleção que mesmo com este calor apetece comprar.

O meu recomeço inicia-se com uma declaração, algo que já existia no meu trabalho mas que não estava assumido preto no branco aqui no blog. Que declaração é esta, é um STOP,

STOP às compras desenfrenadas todas as coleções, 
STOP a comprar só porque é tendência, 
STOP a deixar de usar só porque é da coleção passada.
STOP!!

Quem me segue à algum tempo sabe que não sou de tendências, já o expressei aqui mais do que uma vez, devemos de saber o que há de novo, estar actualizados, podemos ou não incluir algumas peças das novas coleções no nosso guarda-roupa se gostarmos, se fizer sentido para nós. O que eu sou  apologista é de sermos criativos com a roupa, usando a mesma peça de várias formas, em diferentes coordenados e em diferentes ocasiões, algo que mostro como fazer em todos os meus workshops e nos conjuntos do dia a dia que partilho convosco. Para mim isso sim é estilo.



É urgente parar e pensar porque estamos a comprar e o que estamos a comprar. Temos de parar e pensar no impacto que comprar só por comprar traz para o nosso planeta e para a nossa economia pessoal. Muitos recursos são usados para fabricar o que vestimos e por isso temos a obrigação de sermos conscientes, além dos euros que gastamos em peças que podemos não rentabilizar. 

Com isto não quero dizer não às compras, muitas vezes as compras são importantes (e para mim são parte do meu trabalho) mas devemos de comprar sabendo o que temos em casa, o que nos faz falta e a mais valia que aquela compra pode ter para nós. Também não estou a dizer que não às marcas fast fashion, que estão cada vez mais conscientes da sua responsabilidade ambiental. Estou a dizer que SIM a um consumo mais ponderado e consciente. Estou a dizer que a moda, o estilo é muito mais do que as últimas tendências.

Será mesmo que temos de ser escravos das tendências? Eu acho que não.

#SLOWFASHION

3 comentários: